Um banho de ervas pode ser utilizado para diferentes finalidades. Para limpar, energizar, atrair prosperidade, autoestima e muito mais. Ao final de um banho de ervas é comum sentir uma sensação de relaxamento ou então mais energia. Confira a seguir os principais usos.
Banho de limpeza e descarrego
Um dos banhos mais realizados é o de limpeza e descarrego. As ervas mais utilizadas para este caso são a arruda, o eucalipto, a sálvia, o manjericão, o cravo e o alecrim. Também é possível utilizar o sal grosso em conjunto, em alguns casos.
Banho para prosperidade
A prosperidade pode ser ritualizada com a ajuda de um banho de ervas. Podemos utilizar folhas de louro, canela, calêndula, rosa amarela e outras flores amarelas. Nas religiões de matriz africana a cor amarela remete a Oxum, orixá da abundância e prosperidade. Amarelo também é a cor do ouro, por isso as plantas dessa cor podem ser utilizadas em banhos atratores.
Banho para a autoestima
O amor-próprio também pode ser fortalecido com um banho de ervas. Geralmente utilizamos flores para trabalhar essa questão. As mais utilizadas são as rosas, de todas as cores, o jasmim, o gerânio e o hibisco.
Banho para energizar
Quando a energia está baixa e existe muita sensação de cansaço, um banho para energizar pode ser o ideal. Neste caso podemos utilizar alecrim, tomilho, pitangueira, especiarias cheirosas como cravo, anis estrelado e cardamomo e até mesmo frutas como laranja e maçã.
Banho para amor
O amor em suas diferentes definições pode ser trabalhado com banhos de ervas. Podem ser feitos banhos de encanto com rosas, hibisco e outras flores ou frutas vermelhas para abrir espaço para a chegada de um amor. Mas também podem ser feitos banhos com lavanda, camomila, mulungu e outras ervas calmantes para fortalecer o amor familiar e dissolver brigas.
Os banhos de ervas podem ser feitos para diferentes finalidades e essas foram apenas algumas sugestões. Conhecer as propriedades mágicas das ervas e utilizar a intuição é fundamental para saber quais utilizar nos banhos.